quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dia Nacional de Valorização da Família

Com o intuito de suscitar nas famílias o compromisso com a evangelização, o Brasil celebra o dia da valorização familiar
Da redação, com Rádio Vaticano
cartaz_divulgação
“Desejo a todos os brasileiros e brasileiras que acreditam e amam a família que, neste dia, tenham mais tempo e dedicação à própria família” / Foto: CNBB
Nesta terça-feira, 21, o Brasil comemora o Dia Nacional de Valorização da Família. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), o objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade para a importância da família como instituição fundamental do desenvolvimento humano.
A data foi instituída no dia 17 de maio de 2012, a partir da Lei n. 12.647, sancionada pela presidência da República. Em 2013, os brasileiros celebraram a data pela primeira vez.

sábado, 6 de setembro de 2014

A Palavra do Pastor - E a família... como vai?


A Palavra do Pastor: E A FAMÍLIA... COMO VAI ?
+ Hélio Adelar Rubert – 06/09/2014
Nos dias 05 até 19 de outubro deste ano será realizado em Roma o Sínodo Extraordinário sobre a família. O Papa Francisco convocou este Sínodo deixando-se conduzir pelo Espírito do Senhor, pois é Ele quem guia a Igreja. A família passa por uma crise muito grande: muitas famílias desfeitas, separações, divórcios, muitos jovens já não se casam mas convivem, filhos e filhas sem a presença do pai, da mãe ou de um irmão, jovens e crianças gritando o direito por uma família, por educação, convivência e outras necessidades. O Papa sente estes problemas e a dor das famílias.
Com o Sínodo, a Igreja quer orar pela família, ajudar, buscar uma nova luz e encontrar uma saída de esperança.
Em 1968 Paulo VI publicou a Encíclica “Humanae Vitae”. Era um hino ao amor matrimonial e para a família. Infelizmente, na época, os jornais e a mídia desfocalizaram a família e centralizaram a atenção no uso da pílula anticoncepcional. Hoje, na proximidade do Sínodo, a mídia enfoca a problemática se a Igreja vai dar ou não a comunhão para os divorciados ou em segundas núpcias. Descentraliza o enfoque que é a família e as maravilhas do matrimônio entre um homem e uma mulher.
A Igreja deverá dizer uma palavra sobre tantas situações difíceis, acolher e abrir caminhos. Nossa expectativa é que seja um Sínodo que acolhe, que não julgue, que não condena, mas que oferece o anúncio de Jesus Cristo e que a Igreja está próxima de todos os casados e dos que são chamados para a vocação da vida matrimonial. Certamente virão à tona as dificuldades da família, as dores, as esperanças e a necessidade de uma preparação séria ao casamento. Nessa abertura a mídia e todos nós queremos ver uma Igreja e uma sociedade acolhedora, protetora, incentivadora e defensora das famílias.
Para a preparação do Sínodo, foi distribuído um questionário para coletar respostas, experiências e sugestões. 144 conferências episcopais do mundo enviaram suas contribuições e inúmeras pessoas e instituições também responderam. Isto tudo é fruto da graça, pois é um estímulo e encorajamento para a pastoral familiar contemporânea.
A Igreja sempre esteve ao lado das famílias ameaçadas pela separação e pela destruição. Com casais de experiência e a pastoral familiar, se poderá ajudar os matrimônios para sua fidelidade e realização, bem como o bem dos filhos. A Igreja percebe que precisa acompanhar também os separados e os de novas uniões. Estes reencontram a fé e levam adiante a nova realidade com seus sofrimentos. Deus saberá mostrar que os ama, apesar da situação irregular. Os casais em segundas uniões sabem que estão em situação irregular, mas não são excomungados da Igreja. A Igreja é mãe e quer ajudá-los a caminhar em outras fontes de Deus além da comunhão eucarística. Existem outras fontes de Deus: amar o irmão onde está Jesus; viver a Palavra da Escritura onde está Jesus presente, etc... A Igreja ama a família e quer estar próxima, ajudá-la. Na verdade a crise atual é a ponta do “iceberg” que mostra a crise da humanidade que não valoriza a família. Todos percebem que o modelo de família precisa se inspirar no modelo trinitário e mostrar ao mundo a realidade e a importância do amor que tudo integra, harmoniza, tudo suporta e congrega a sociedade nos valores evangélicos e humanos.
Agora: todos em ação. Que tal rezar um Pai Nosso, diariamente, pelo êxito do Sínodo e a bênção das famílias?

terça-feira, 5 de agosto de 2014

sábado, 2 de agosto de 2014

Homenagem para todos os sacerdotes e diáconos da Arquidiocese

O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro da comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vídeo carta para a presidente Dilma - Sim à virtude e a pureza



Daí juventude e adolescentes, juntos podemos fazer a diferença, a decisão é nossa e não de outros.
Nosso sim é pessoal e depende apenas da nossa vontade, sem manipulações mediáticas.
Podemos cultivar a virtude e a pureza e re-escrever a história da humanidade.
Pense nisso com carinho e faça surgir um novo amanhã.  

sábado, 19 de julho de 2014

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Carlos Alberto e Raul Gil defendendo a Família



É vamos cuidar da família enquanto temos. Se perdermos a origem, o modelo original, depois não encontramos mais, é um caminho sem volta. É como a semente modificada, transgênica, todo mundo está plantando e a semente original está desaparecendo, se num futuro próximo alguém quiser voltar atrás e plantar a velha e boa semente original, não a encontrará mais. Pense nisso!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

XV Encontro Arquidiocesano de Pastoral Familiar - Crônica



XV Encontro Arquidiocesano de Pastoral Familiar

A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, eu também vos envio.


No dia da Solenidade de Pentecostes, dia 7 de junho de 2014, a Pastoral Familiar Arquidiocesana de Santa Maria esteve reunida em seu XV Encontro, no seminário São José. Foi um dia de muitas bênçãos, reflexões, formação e convívio familiar.

O encontro foi assessorado pelo padre Leandro Chiarello – Assessor Regional da Pastoral Familiar, especializado em família, que desenvolveu o tema sobre a Espiritualidade Cristã na Família, durante a manhã e pelo casal Tereza e Irineu Barbosa, ex-coordenador regional da Pastoral Familiar que falou sobre o Setor Pré-matrimonial, na parte da tarde, logo após um momento de vivência familiar com sorteio de diversos brindes.

O Encontro iniciou às 8 horas e 30 minutos com uma bela oração inicial a cargo dos jovens do Movimento de Renovação Carismática Católica com ênfase à família e ao Espírito Santo.

A seguir o Padre Artêmio Luiz Santi – assessor arquidiocesano da PF - acolheu os participantes, fazendo uma chamada por Área Pastoral e suas paróquias, neste momento registramos a presença de várias paróquias e dos padres Antônio Taschetto e Francisco Figueiró além do padre Artêmio e padre Chiarello, contamos ainda com a presença da irmã Anita Dallabrida e do casal coordenador regional da Pastoral Familiar – João Henrique e Neiva. Participaram do encontro um total de 90 pessoas.


Percebemos um clima de muito entusiasmo, entre os participantes, com a Pastoral Familiar e os temas desenvolvidos durante o encontro e ao mesmo tempo uma profunda preocupação com a situação de nossas famílias, neste momento histórico que vivemos.

O encontro encerrou-se às 16 horas, após uma bela celebração eucarística de envio, a cargo da Área Pastoral Missioneira e presidida pelo padre Artêmio, na capela do seminário.

Agradecemos a presença de todos, agradecemos as paróquias que prestigiaram este encontro e para a demais, cientes de seus compromissos, renovamos nosso convite para virem participar conosco, pois família é um assunto de responsabilidade de todos.

Imploramos a interseção da Sagrada Família para que o Espírito Santo derrame seus dons sobre a Pastoral Familiar e todas as famílias, que o nosso XV Encontro seja um novo pentecostes a nos despertar para a missão, através da espiritualidade cristã em nossas famílias.

Julio e Liria

Coordenadores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

XV Encontro Arquidiocesano de Pastoral Familiar - Convite

Que nosso lar seja um santuário, onde se aprende a rezar, a participar da vida sacramental e a fazer de toda a vida um culto autêntico. Que nossa família, santificada, seja santificadora.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

XV Encontro Arquidiocesano de Pastoral Familiar- Convite

Os pais aprendem com os filhos, mas devem sempre colocar limites e apresentar valores. Lares sem disciplina criam filhos folgados e onipotentes que se tornam delinquentes. É a tirania dos filhos sobre os pais. Participe e faça a diferença. 

terça-feira, 20 de maio de 2014

O "Dia dos cuidadores"

Acesse o Link para ver a reportagem inteira: http://1drv.ms/1h6wf78

Brasil diz não retumbante à ideologia de gênero

Clique em "Mais informações" para ver a reportagem completa.

Foi mais uma batalha bem sucedida em defesa da família no Congresso Nacional, em que diversos grupos atuaram no sentido de evitar a inclusão da ideologia de gênero no Plano Nacional de Educação.
Mesmo que muitos aspectos desta terrível ideologia antifamília já esteja disseminada nas escolas, o PT queria era constá-la no PNE, justamente para dar legalidade ao que já vendo sendo feito, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos, versão 3.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

XV Encontro Arquidiocesano de Pastoral Familiar

Reunião da Equipe Diocesana de Pastoral Familiar - julho/2005, para organizar o XV Congresso Regional de Pastoral Familiar

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Convite para o XV Encontro Arquidiocesano de Pastoral Familiar

Esta foto refere-se ao XI Encontro Diocesano de Pastoral Familiar, realizado em 2009, nesta ocasião tomou posse o novo casal coordenador: Gilmar e Flávia Regina Coradini Rosso.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

CPC - Conselho Pastoral da Cidade

Reunião do Conselho Pastoral da Cidade realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Presença da Pastoral Familiar no CPC

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Comissão Regional da Pastoral Familiar tem nova coordenação


Em 05 e 06 de abril aconteceu, em Porto Alegre, na Vila Betânia, a 13ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar.

O casal Irineu e Tereza Barbosa, que estavam na coordenação desde 05 de dezembro de 2010 foi substituído por João Henrique e Neiva Bohr.

Na Celebração Eucarística de sábado, dia 05, Dom Zeno, bispo referencial e Padre Leandro Miguel Chiarello, assessor da Pastoral Familiar, deram posse oficial ao novo casal e agradeceram o trabalho realizado por Irineu e Tereza, o qual continuam na coordenação regional como responsáveis pelo Núcleo de Formação e Espiritualidade.
Irineu e Tereza agradeceram a Deus pela oportunidade de poder servir, através desta pastoral e desejaram ao casal que os sucedem que tenham muita força e bênçãos para continuar a missão de trabalhar em prol das famílias.
Contatos do regional: e-mail: neivajhenrique@gmail.com

Telefones: (51) 3340- 7947 / 99659717








domingo, 6 de abril de 2014

Assembleia Regional de Pastoral Familiar em Porto Alegre

Missa na Capela da Vila Betânia - Assembleia Regional da Pastoral Familiar em Porto Alegre

Participantes da Assembleia Regional

sexta-feira, 28 de março de 2014

Apresentação, plano de ação pastoral, orçamento e calendário 2014


 Apresentação, plano de ação pastoral, orçamento e calendário/2014

1. Apresentação:

1.1 – Nome: Pastoral Familiar.

1.2 – Equipe Arquidiocesana:

Assessor Religioso: Padre Artêmio Luiz Santi.
Coordenadores: Casal Liria Mariza Reis da Silva e Julio Romeu da Silva.
Equipe: Em formação

1.3 – O que é a Pastoral Familiar:
A palavra "pastoral" está ligada a "Pastor", aquele que zela e cuida. A Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição fa­miliar.
A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e plane­jada através de agentes específicos, com metodo­logia própria, tendo como objetivo a evangeliza­ção das famílias.
A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o pro­pósito de promover a inclusão e resgatar os valo­res e a dignidade de cada pessoa. Todos estão in­cluídos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sagrada Família e a família humana




É na família que se exerce de modo privilegiado o sacerdócio batismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros da família, “na recepção dos sacramentos, na oração e ação de graças, no testemunho de uma vida santa, na abnegação e na caridade ativa”. O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e “uma escola de enriquecimento humano”. É aí que se aprende a resistência à fadiga e a alegria do trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e mesmo reiterado e, sobretudo, o culto divino pela oração e oferenda de sua vida.

"A Sagrada Família é um exemplo preclaro de "vida familiar". Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua beleza austera e simples, o seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social. Enfim aprendamos uma lição de trabalho." (Paulo VI, Discurso em Nazaré, 5 de janeiro de 1964).